O que é a averbação eletrônica do CT-e?
Após a emissão de um Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e), é necessário registrar esse documento junto à seguradora. Esse processo é chamado de averbação e garante que a carga esteja protegida em caso de sinistro (roubo, acidente, perda, etc.). Sem a averbação eletrônica, a seguradora pode se recusar a indenizar a transportadora ou o embarcador.
Como funciona o processo manual de averbação?
Em muitas transportadoras, a averbação ainda é feita de forma manual ou semi-automatizada. Isso significa que o responsável precisa acessar a plataforma da seguradora ou da empresa intermediadora, informar novamente todos os dados do CT-e ou realizar o upload do arquivo XML.
Além de ser um processo demorado, essa prática aumenta as chances de erros e pode posteriormente atrasar a emissão do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e), já que muitas vezes é necessário informar o número da averbação no sistema de forma totalmente manual.
Como funciona a averbação eletrônica automática?
Com a automação, o próprio sistema emissor de CT-e faz a comunicação direta com a seguradora assim que o documento é emitido. Dessa forma, todo o registro é realizado de forma automática, sem necessidade de intervenção manual.
Entre os principais benefícios da averbação automática estão:
- Redução de erros no preenchimento
- Agilidade no processo de emissão do CT-e e MDF-e
- Maior segurança e conformidade com exigências fiscais
- Garantia imediata da cobertura securitária da carga
Como configurar a averbação automática no sistema SAN?
No SAN, sistema emissor de CT-e e MDF-e, a configuração da averbação eletrônica automática é simples. Veja o passo a passo:
- Acesse o menu Empresas > 019 - Conhecimento de Transporte - CT-e
- Clique no ícone de computador azul > Configuração para Averbação Automática
- Informe as credenciais fornecidas pela transportadora ou pela empresa intermediadora responsável pela comunicação com a seguradora
- Marque a opção de averbar automaticamente
- A partir daí, sempre que um CT-e for emitido, a averbação será feita de forma automática, e o número de averbação será carregado no MDF-e sem necessidade de intervenção do usuário
Assim, sua transportadora garante mais eficiência, segurança e conformidade no processo de emissão de documentos fiscais eletrônicos.
🎥 Vídeo: Como funciona a averbação eletrônica do CT-e
Confira no vídeo abaixo uma explicação prática sobre o processo de averbação eletrônica e veja como a automação pode facilitar a rotina da sua transportadora: